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G-MUS

G-MUS: Mensagens para celulares ajudam a lembrar de consultas

Mais uma funcionalidade inovadora do sistema de Gestão Municipal de Saúde (G-MUS) está fazendo com que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Novo Hamburgo sejam lembrados de consultas marcadas na rede municipal. 


Paciente recebendo o lembrete em seu celular. (Foto: Ronan Dannenberg)





Com o envio de mensagens para o celular dos pacientes, a
Prefeitura avisa as pessoas sobre os procedimentos agendados.
Implantado em novembro de 2012, a medida tem o objetivo de reduzir o
número de ausências. Atualmente, estima-se que 10% dos usuários que
agendam consultas não comparecem às unidades de saúde.


Os torpedos enviados aos celulares dos usuários do SUS são bastante
objetivos. O paciente recebe informações sobre local, data e horário da
consulta. De domingo à quinta-feira, as mensagens são enviadas. O
cidadão recebe o torpedo um dia antes do procedimento agendado, uma
maneira de fazer com que o aviso fique na memória dos pacientes e não
ocorra novo esquecimento. Desde a implantação até 3 de janeiro de 2013,
já foram mandados 6.185 torpedos.

O envio de mensagens foi possibilitado graças à informatização do
sistema de saúde em Novo Hamburgo, que está em fase de implantação.
“Novo Hamburgo está promovendo um grande investimento na área de
tecnologia e isto tem refletido na saúde. Trata-se de um conjunto de
possibilidades que beneficia o cidadão e os profissionais, organizando o
sistema como um todo”, afirma o secretário da Saúde, Roque Werlang. A
previsão é de que, com o decorrer do processo de informatização, os
pacientes também sejam lembrados sobre exames agendados, além de
consultas. Posteriormente, com o sistema consolidado e com os relatórios
trimestrais da Secretaria da Saúde (SMS) fechados, um balanço poderá
ser feito para avaliar a efetividade do sistema.

Informatização atinge 500 computadores instalados no Município

A informatização da rede de saúde em Novo Hamburgo permite,
entre outros procedimentos, o registro de prontuários online e a
consulta por parte dos profissionais de saúde ao histórico de cada
paciente. No sistema, constam informações como medicamentos prescritos,
medicamentos retirados nas farmácias da rede e consultas realizadas.
Desde o início da implantação, 500 computadores já foram instalados e
mais de 615 profissionais foram treinados individualmente. Conforme a
diretora de Sistemas de Saúde, Tatiane Soares de Souza, a informatização
culmina na qualificação do atendimento prestado ao cidadão. “Somente
com o prontuário eletrônico, o profissional de saúde tem acesso a todos
os atendimentos realizados pelo paciente anteriormente, independente da
unidade de saúde em que foi atendido”, coloca.

Para a coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Iguaçu, a
enfermeira Sabrina Bley, o trabalho dos profissionais ficou mais
qualificado e o atendimento melhorou. “Facilita muito, pois temos acesso
a tudo que já aconteceu com o paciente, que medicação ele tomou, onde
ele foi, entre tantos outros procedimentos. É um prontuário eletrônico,
sem papelada, de uma forma muito mais correta e organizada”, enfatiza.

O processo de informatização já foi concluído em todas as 11 USFs e em
seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na Farmácia Comunitária, no
Centro de Especialidades, no Almoxarifado da Saúde, na Ouvidoria e em
dois prestadores de serviços as instalações também já foram finalizadas.
Nas UBSs Santo Afonso e Canudos, o processo está 80% concluído. Ainda
está em fase de execução a informatização do Laboratório Municipal (em
processo de treinamento de servidores), do Hospital Municipal (50%
concluída), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos (50%
concluída) e do Pronto Atendimento (PA) do Centro (30% concluída).

Fonte: Agência de Notícias de Novo Hamburgo

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